A Secretaria de Saúde de Ipeúna, por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF) segue vacinando contra a Covid-19 em Ipeúna. De acordo com a coordenadora de Atenção Básica (AB), Marta Pancheri Muniz, a imunização vem sendo feita de acordo com o cronograma estabelecido pelo Governo do Estado de SP.

Na quarta-feira (10), o município recebeu mais uma remessa com 88 doses da vacina, desse total, 56 correspondem a segunda dose, dos primeiros que foram vacinados no município. “As doses restantes serão destinadas à vacinação dos idosos das faixas, de 85 a 89 e 80 a 84 anos, enquanto tivermos doses na unidade”, explica Marta.

Ela destaca que os profissionais de saúde, residentes no município, com exercício da profissão em outra cidade, que ainda não receberam a primeira dose da vacina, podem procurar a ESF, para manifestar o desejo de serem vacinados. “Eles serão incluídos em uma lista de espera e, posteriormente, serão chamados para a vacinação, quando deverão se apresentar munidos dos comprovantes de endereço, do Conselho de Classe e de vínculo empregatício, para serem vacinados, quando o município receber novas doses da vacina.

O município iniciou a vacinação contra a Covid-19 em 22 de janeiro. Até o momento, o Governo do Estado destinou 234 doses da vacina para Ipeúna. Para evitar aglomerações na ESF, os idosos foram vacinados em seus domicílios. Contudo, a recomendação da Secretaria de Saúde é para que todos façam o pré-cadastro no site Vacina Já https://www.vacinaja.sp.gov.br/ para agilizar o atendimento na hora da vacinação contra a COVID-19.

O pré-cadastro não é um agendamento e nem um pré-requisito obrigatório para receber a vacina, mas utilizá-lo contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. Para os idosos que não possuem familiaridade com a internet, o pré-cadastro pode ser realizado por qualquer pessoa da família.