Balanço da Estratégia de Saúde da Família (ESF), da Secretaria de Saúde de Ipeúna, indicou que até o dia 08 de julho, 1.504 pessoas já foram vacinadas contra a gripe no município, desde o início da campanha, em abril. Antes restrita a grupos prioritários, agora a vacinação está liberada para todos os públicos, a partir de seis meses de idade, das 7h às 12h e das 13h às 16h, com exceção dos dias de aplicação de vacina contra a Covid-19.
Os grupos prioritários para a vacinação contra a gripe incluíam inicialmente apenas: crianças de seis meses até cinco anos completos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo, profissionais de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, funcionários do sistema prisional, população carcerária e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
Os grupos prioritários ainda podem comparecer aos postos e continuam tendo preferência na imunização. Porém, enquanto houver doses disponíveis, toda a população poderá se vacinar. É importante a apresentação da caderneta de vacina para a imunização. Porém, que não tiver o documento receberá um comprovante no ato da vacinação.
VACINAÇÃO DA COVID-19 X VACINAÇÃO DA GRIPE – As autoridades do Estado de São Paulo alertam, contudo que, quem receber o imunizante contra a gripe, deverá aguardar 14 dias para tomar a vacina contra o novo coronavírus. A mesma orientação vale às pessoas que tiverem tomado a vacina contra a Covid-19, independentemente de ser primeira ou segunda dose: esperar 14 dias para receber o imunizante contra a gripe.
Serviço: Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe e de Prevenção ao Câncer Bucal
Local: Estratégia de Saúde da Família (ESF)
Endereço: Av. 3 nº 242 – Centro
Horário: das 7h às 12h e das 13h às 16h
Contato: (19) 3576.1224