A Prefeitura de Ipeúna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, da, promoveu nos dias 19 e 20 de julho, um ciclo de palestras para os professores e gestores da rede municipal de ensino. O evento, que faz parte da Semana do Educador, ocorreu de forma online e ao vivo pelo Youtube, com a participação simultânea pelo chat, e oportunizou uma formação pedagógica com profissionais renomados.

Na abertura, o prefeito Diego Heron Pinheiro ressaltou o compromisso da atual gestão administrativa em garantir que o aperfeiçoamento das equipes escolares seja constante, principalmente, neste momento pandêmico, tão peculiar e desafiador que enfrentamos.

A secretária de Educação Iara Lopes dos Santos ressaltou que o evento é uma estratégia para dar suporte aos professores. “Esse é o momento em que precisamos focar na formação dos professores, que precisam se reinventar quanto às possibilidades de aplicação pedagógica. A Secretaria de Educação, por sua vez, continua buscando e promovendo espaços formativos e reflexivos que promovam a revitalização das nossas equipes”, comentou.

“Nova escola, novo aluno, novo professor e muitos desafios” foi o tema da palestra do professor doutor Max Haetinger. Nesta palestra foram abordados temas importantes para a educação da modernidade, indicando o papel do educador nesse processo de mudança necessária e urgente. À tarde, a professora doutora Jane Haddad, explorou o tema “Reeducar o Olhar: construindo caminhos para inclusão”, apresentando os princípios da educação Inclusiva e experiências sobre o tema.

No segundo dia, o professor doutor Nino Paixão, especialista em Neurociência na Educação trouxe a palestra “Construindo uma nova relação: a escola e a família/aluno para um ensino melhor”, que aborda a importância da escola com os pais e o desenvolvimento neurológico da criança, utilizando a neurociência, com consequente melhora no desempenho escolar. À tarde, o professor Dalmir Sant’Anna proferiu a palestra “Habilidades e Competências: desafios para novos tempos”.