Novembro é o mês da prevenção do câncer de próstata, o chamado Novembro Azul. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem alinhada com a Política Nacional de Atenção Básica – porta de entrada do Sistema Único de Saúde – com as estratégias de humanização, e em consonância com os princípios do SUS, fortalecendo ações e cuidados da saúde tem uma proposta de olhar para o homem, muito além do problema específico da próstata.
Por isso, as Unidades de Saúde de Ipeúna poderão agendar consultas em horários especiais para os homens que não têm disponibilidade para comparecer às consultas nos horários de atendimento das unidades. De acordo com Marta Pancheri Muniz, coordenadora da Atenção Básica do Município de Ipeúna poderão ser agendadas consultas médicas no horário noturno ou aos sábados. “Para agendar a consulta basta comparecer à sua ESF de referência, ou também pode pedir a um familiar, deixar nome e telefone, e estaremos retornando para agendar a consulta conforme a disponibilidade médica”, explicou.
Marta observa que muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primária, como por exemplo exames de dosagem de colesterol, triglicérides, glicemia entre outros. “A resistência masculina traz o sofrimento físico e emocional do paciente e de sua família, na luta pela conservação da saúde e da qualidade de vida dessas pessoas”, ressalta.
Por isso, mobilizar a população masculina pela garantia de seu direito social à saúde é desafio de todos. “É assim que nossa gestão está pensando e agindo, converse em família, marque uma consulta em sua Estratégia de Saúde da Família, após avaliação clínica seu médico irá verificar a necessidade de exames olhando para o homem integralmente que pode ter relatos que indicam outras doenças e não somente um exame de PSA, não queremos olhar apenas para a próstata, vamos consolidar os direitos de cidadania da população masculina”, convoca Marta.