As agentes da Estratégia de Saúde da Família (PSF) de Ipeúna estão realizando um trabalho de recadastramento da população do município, com o objetivo de identificar novos pacientes e atualizar os dados dos pacientes já acompanhados pelas agentes. A ESF trabalha especificamente com a Atenção Básica, atuando de forma preventiva, especialmente junto aos portadores de doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes, entre outras.
De acordo com a coordenadora da ESF, Camila Fernanda Jardim Nonis, durante a visitação as agentes estarão atualizando informações, como: nome, endereço, quantidade de pessoas que moram na casa, se fazem uso de alguma medicação, se há morador portador de alguma doença crônica, entre outras. “Além disso, estaremos motivando a família para o recebimento de apoio da equipe do PSF”, informa.
Ela esclarece ainda que os agentes não precisam entrar nas residências e nem falar com todos os moradores da casa, desde que um deles possa prestar todas as informações solicitadas. As dez agentes percorrerão os onze bairros do município, além da região central e zona rural.
Camila explica ainda que a partir da atualização dos cadastros, será possível reorganizar estrategicamente o atendimento aos usuários, identificando suas necessidades e dimensionando os serviços que serão prestados. “Caso o munícipe tenha alguma dúvida com relação à veracidade das informações fornecidas pelo agente comunitário ou quanto à sua identificação pode entrar em contato com a ESF”, orienta.
Serviço: Estratégia de Saúde da Família (ESF)
Endereço: Avenida 3 nº 242, Centro
Telefone: (19) 3576.1224
Horário Atendimento: das 7h às 16h