O Prefeito de Ipeúna José Antonio de Campos, juntamente com o secretário de Saúde Jordano Zanoni, recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira (10), as técnicas Sheila de Carvalho Zibordi e Anymary Nunes Dini, ambas do Departamento Regional de Saúde – DRS-X de Piracicaba. Na pauta do encontro, o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde, conforme as determinações do Ministério da Saúde.

Entre as principais alterações está a extinção do Piso da Atenção Básica (PAB fixo e variável) e a adoção da captação ponderada, como critério para a focalização do repasse dos recursos para custeio das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e equipes multiprofissionais em saúde.

Outra alteração advinda da portaria é a revogação das equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), que poderá ocasionar a desmobilização dessas equipes no território nacional, visto os diferentes entendimentos dos gestores municipais sobre o assunto. O novo modelo contempla o financiamento da Atenção Primária em quatro dimensões: Captação Ponderada, Desempenho, Programas (Incentivo) e Provimentos.