A Escola Estadual Jardim dos Ipês passará a atender alunos do Ensino Médio em período integral, das 7h às 16h, em 2021. A unidade de ensino foi incluída, em novembro passado, no Programa de Ensino Integral (PEI), que tem uma proposta pedagógica inovadora, com professores de dedicação exclusiva para formação de estudantes autônomos, solidários e competentes.
Pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos e práticas experimentais. Há ainda clubes juvenis de acordo com temas de interesse como dança, xadrez e debates. Os alunos contam com o apoio do professor tutor para fortalecer sua excelência acadêmica e na orientação do projeto de vida. Também frequentarão disciplinas eletivas escolhidas de acordo com seus objetivos.
A carga horária é de até nove horas e meia no Ensino de Tempo Integral – na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos.
“Esse tempo a mais que o aluno permanecerá na escola, com tutoria individualizada de professores, fortalecerá os vínculos de aprendizagem. A dedicação exclusiva em uma única escola deverá melhorar a qualidade das condições de trabalho docente”, afirma a secretaria de Educação Dirlaine Cordeiro Grella.