A Estratégia de Saúde da Família – ESF Altos de Ipeúna programou para o próximo dia 23, das 8h às 16h, Mutirão de Papanicolau, com o objetivo de eliminar a demanda reprimida pela realização do procedimento. Para isso, serão convocadas as mulheres que estão na lista de espera da ESF Centro para a realização do exame.
De acordo com a enfermeira Magda Calore, responsável pela ESF Altos de Ipeúna, o exame será feito exclusivamente mediante agendamento. “Estaremos agendando com essas mulheres a realização do exame, com o objetivo de ampliar a cobertura e oferecer oportunidade às que deixaram de realizar o exame ginecológico preventivo no último ano, em virtude da pandemia”, explica. Para o atendimento será necessária a apresentação do RG, CPF e cartão SUS.
O papanicolau é um procedimento simples, mas que salva vidas, uma vez que é capaz de indicar o câncer de colo de útero e possibilitar o tratamento. A enfermeira ressalta a importância do exame preventivo, que visa reduzir a incidência de câncer do colo do útero. “Essa é uma doença silenciosa, por isso os exames preventivos ajudam no diagnóstico precoce e no devido tratamento. Por isso, as mulheres convocadas não devem faltar ao exame”.
Serviço: Mutirão de Papanicolau
Período: 23 de outubro
Horário: das 8h às 16h
Local: Estratégia de Saúde da Família -ESF Altos de Ipeúna
Endereço: João Pedroso do Amaral nº 1016, Altos de Ipeúna
Contato: (19) 3576-9030