A Secretaria de Saúde de Ipeúna vai liberar a vacinação contra a gripe para pessoas de todas as faixas etárias a partir de amanhã (1º). A medida foi autorizada pelo governo do Estado de São Paulo e visa à proteção da população contra o vírus Influenza, reduzindo o número de pacientes com sintomas respiratórios na rede de saúde de SP.

A campanha também foi prorrogada oficialmente até 24 de julho e a população poderá ser vacinada enquanto houver doses disponíveis na Unidade de Saúde da Família (ESF). A vacina é segura, eficaz e protege contra as complicações da gripe, como pneumonias.

Embora a imunização não esteja mais restrita aos grupos prioritários, a Secretaria de Saúde faz um apelo especial para a importância de ampliar a cobertura vacinal entre crianças com idade de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, pois os índices nestes públicos ainda são inferiores a 60%. “É muito importante que pessoas que se enquadram nestes grupos vulneráveis busquem a unidade de saúde mais próxima de sua residência A protege contra as complicações da gripe e não causa a doença”, aponta a coordenadora da ESF Camila Nonis.

Coronavírus – A vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavírus, mas a campanha é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses. “Além de proteger a população contra a Influenza, precisamos minimizar o impacto sobre os serviços de saúde em meio a pandemia de COVID-19, já que os sintomas destas doenças são semelhantes”, diz o Secretario de Saúde, Jordano Zanoni.

Serviço: Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe
Data:
até 24 de julho de 2020
Local: Estratégia de Saúde da Família (USF)
Endereço: Avenida 3 nº 242, Centro
Horário de Atendimento: das 7h30 às 15h30, de segunda a sexta-feira
Contato: (19) 3576.1224