A Prefeitura de Ipeúna inicia, na segunda-feira (21), o agendamento para vacinação contra Covid-19 dos bebês a partir dos 6 meses até três anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades (imunossuprimidos e com deficiência permanente). De acordo com a enfermeira Camila Fernanda Jardim Nonis, os pais ou responsáveis devem procurar a agente comunitária de saúde do bairro, que informará o Setor de Vacinação para que seja agendada a imunização.
“O objetivo desta sistemática é evitar a perda de doses”, explicou a enfermeira. Ela informou que o município recebeu 10 doses da Pfizer baby, na última quarta-feira, para essa faixa etária. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o esquema vacinal será de três doses. A segunda dose deverá ser administrada após intervalo de quatro semanas (28 dias) da primeira. A terceira poderá ser aplicada oito semanas (56 dias) após a segunda dose.
Para vacinar as crianças, os pais ou responsáveis precisam apresentar CPF e cartão SUS da criança e caderneta de vacinação, além de comprovantes, como receitas, relatórios ou outros documentos que atestem as comorbidades dos menores. Os documentos devem conter, além da identificação da criança, carimbo do médico com o respectivo número do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e estar dentro da validade de dois anos de emissão.
Assim como para demais doses de Covid-19 aplicada em menores de 18 anos, a Pfizer baby deve ser aplicada na presença dos pais ou responsável com a apresentação do documento de identificação ou autorização escrita do mesmo.