A Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Ipeúna retoma nesta quinta-feira (25), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A vacinação teve início na segunda-feira, 23, mas devido à elevada procura, as 240 doses encaminhadas pelo Departamento Regional de Saúde – DRS-X, de Piracicaba, acabaram no primeiro dia.
O segundo lote recebido nesta quarta-feira, com 250 doses, estará disponível, exclusivamente, aos idosos a partir dos 60 anos e aos trabalhadores da Saúde, público-alvo desta primeira etapa da campanha que se estenderá até o dia 15 de abril. O horário de vacinação é das 7h30 às 15h30, de segunda à sexta-feira. Os idosos que vierem à ESF poderão ser vacinados dentro dos veículos, no sistema drive-thru sem precisar sair do carro. Já para os idosos acamados, pede-se que o responsável solicite na ESF, a vacinação na residência.
A estimativa da DRS-X é a de que 801 pessoas devem ser vacinadas no município até 22 de maio, sendo: 670 pessoas a partir dos 60 anos e trabalhadores da Saúde; e, 311 pessoas, integrantes dos demais grupos previstos nas 2ª e 3ª fases da campanha. A projeção da DRS-X é feita com base na estimativa da população local divulgada pelo IBGE, que em 2019 calculou 7.546 habitantes no município. Os lotes da vacina serão entregues gradativamente.
A segunda fase se inicia a partir do dia 16 de abril e abrangerá professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Já a terceira e última fase terá início no dia 9 de maio, quando será realizado o Dia D, abrangendo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, que neste ano também fazem parte do grupo prioritário.
Neste ano, a vacinação está sendo antecipada em 30 dias, conforme a determinação do Ministério da Saúde, por conta da epidemia do coronavírus. O objetivo da antecipação da campanha é evitar o aumento de doenças respiratórias e a sobrecarga do sistema de saúde. A meta é vacinar 90% do público-alvo, durante as três etapas.
A vacina contra influenza protege contra três tipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e B. As doses não têm contraindicações ou efeitos colaterais e quem tem alergia ao ovo também pode tomar a vacina.
Serviço: Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza
Período: de 23 de março 22 de maio
Local: Estratégia de Saúde da Família (ESF)
Endereço: Av. 3 nº 242, Centro
Horário: de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 15h30
Contato: (19) 3576.1224