Foi realizada na manhã da quarta-feira (10), no Plenário da Câmara de Vereadores de Ipeúna, a cerimônia de posse dos conselheiros tutelares para a gestão 2024/2027. As cinco conselheiras foram eleitas dia 1° de outubro de 2023, e assinaram o termo de posse na presença do prefeito Diego Heron Pinheiro e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Talita Renata Zani.
“Essa é uma das políticas públicas mais importantes que temos, pois tem a função de proteger as nossas crianças e jovens em situações de risco ou violação de direitos, fazendo com que reflita em uma sociedade melhor no futuro. Os conselheiros são os responsáveis por cuidar para que nossas crianças não vivam a violência, a desnutrição, a falta de afeto e a falta de condições e oportunidades. Se nós queremos uma sociedade mais igual e justa, precisamos dar atenção para essa pauta.” afirmou o gestor do município.
“Sabemos que é uma responsabilidade muito grande trabalhar com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Colocamos a Secretaria de Promoção Social como parceira em prol dos direitos das crianças e adolescentes do nosso município. Conhecemos a luta dos conselheiros e a responsabilidade que esse trabalho requer. Desejo a vocês sabedoria no desempenho dessa missão”, declarou a secretaria de Promoção Social Giseli Gonzalez Spigolon.
Tomaram posse como conselheiras titulares Camila Aparecida de Jesus Clemente, Carla Grasiela Magriny de Godoy, Juceli Silva Barreto, Luana Rafaela Patrício Alves e Lucineia Rosa. As conselheiras e suplentes foram escolhidas pelo voto da população. Nilza Aparecida Rosa Doná, Ivete Ivana Urquiza Perez e Carla Aparecida Alves Favaro, são as suplentes.
O Conselho Tutelar é uma entidade pública permanente e autônoma, criada com o objetivo de assegurar os direitos da criança e do adolescente, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado pela Lei nº 8.069, de 13/07/1990.
Também estavam presentes na cerimônia de posse, a vereadora Elaine Cristina Cosmo, a secretária de Governo e Finanças Josiele da Silva Bueno, servidores e familiares das conselheiras empossadas.