A Prefeitura de Ipeúna iniciou nesta semana as obras de recuperação de área de erosão nas margens da lagoa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. O secretário de Projetos e Obras, Serviços Públicos, Saneamento Básico e Meio Ambiente, o arquiteto Bruno Lourenço da Silva e sua equipe estiveram no canteiro de obras acompanhando os trabalhos.


A ETE foi construída pelo Governo do Estado de São Paulo em duas etapas e entrou em operação em 2016. Porém, no final deste primeiro ano de funcionamento, a lagoa se rompeu devido à erosão. A atual administração tentou sem sucesso por dois longos anos, junto aos órgãos estaduais, que fossem executadas obras para recuperação da lagoa.


“Como a construção da ETE foi feita em duas etapas distintas e por empresas diferentes não se chegou à conclusão de quem era a responsabilidade do reparo”, explicou o prefeito José Antonio de Campos. Contudo, a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), agência fiscalizadora do governo do Estado, vem cobrando insistentemente o reparo do problema, sob pena de multa, porque a erosão comprometeu significativamente a eficiência do sistema de tratamento de esgoto.


Diante do impasse, a Prefeitura está investindo na execução dos trabalhos a fim de prevenir o comprometimento do meio ambiente.