As unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF Centro e Altos de Ipeúna, estarão abertas neste sábado (13), das 8h às 16h, no Dia D de Mobilização contra a Gripe. A iniciativa tem por objetivo prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças. Podem ser vacinadas contra a gripe pessoas acima de 60 anos, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias), profissionais da saúde e professores, pessoas com comorbidades, portadores de deficiência permanente e caminhoneiros.
De acordo com o Setor de Vigilância Epidemiológica, inicialmente o município recebeu 400 doses, mas até a quarta-feira (10), somente 180 pessoas haviam sido vacinadas, a maioria idosos. “É importante que todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários procurem um posto de vacinação”, orienta a coordenadora de Atenção Básica Marta Pancheri Muniz.
A meta é vacinar 90% de todo o público-alvo. No caso dos idosos que vivem no município, por exemplo, somam cerca de 900 pessoas, a meta é vacinar 800 para garantir a cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde. “Precisamos combater as doenças. A vacinação vai impedir a proliferação dos vírus e evitar que tenhamos maior pressão sobre o sistema de saúde”, enfatizou.
PESAGEM DO BOLSA FAMÍLIA – Durante o DIA D, neste sábado, também será realizado o controle do peso e da estatura (dados antropométricos), além da verificação das vacinas mediante a apresentação das cadernetas, dos beneficiários do Bolsa Família. O não comparecimento pode implicar em advertência ao beneficiário, bloqueio ou até suspensão do pagamento do benefício.
Serviço: Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe
Período: 13 abril de 2024
Horário: das 8h às 16h
Local: Estratégia de Saúde da Família – ESF – Unidades Centro e Altos de Ipeúna