As unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF Centro e Altos de Ipeúna, estarão abertas neste sábado (28), das 8h às 14h, no Dia D de Mobilização Nacional contra a Gripe e o Sarampo. A iniciativa tem por objetivo prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças. Podem ser vacinadas contra a gripe pessoas acima de 60 anos, crianças entre 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias, profissionais da saúde (veja o quadro). Pelo calendário devem ser imunizadas contra o sarampo crianças entre 6 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias; e, profissionais da Saúde.
“É importante que todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários procurem um posto de vacinação. Precisamos combater as doenças. A vacinação vai impedir a proliferação dos vírus e evitar que tenhamos maior pressão sobre o sistema de saúde”, orienta a enfermeira Camila Fernanda Jardim Nonis.
A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão. O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. A vacina é segura, evita casos graves e óbitos por gripe.
O sarampo é uma doença viral aguda altamente transmissível que pode apresentar complicações, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Para evitar surtos da doença, a campanha de vacinação em 2022 será focada em crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde.
CÂNCER BUCAL – Ainda neste sábado, das 8h às 13h, as ESF Centro e Altos de Ipeúna realizarão a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal. A iniciativa tem por objetivo a realização do exame preventivo ao câncer bucal e tem como público-alvo as pessoas com idade a partir de 20 anos, especialmente os tabagistas e usuários de próteses.