Desde a quinta-feira (07), passa a ser obrigatório o uso de máscaras em Ipeúna, quando for indispensável sair de casa e durante o deslocamento de pessoas pelos locais públicos e em estabelecimentos com funcionamento autorizado, conforme o decreto nº 4013, de 05 de maio de 2020, assinado pelo prefeito José Antonio de Campos, que acompanha o decreto do governo do estado destinado ao enfrentamento da Covid-19.
A recomendação para a população em geral é para o uso de máscaras artesanais. As máscaras hospitalares devem ser deixadas para consumo dos profissionais da saúde. Apesar disso, o isolamento social ainda é o mais recomendado. “A determinação é para que, quando for indispensável sair de casa, as pessoas façam isso sempre com o uso de máscara de proteção”, explica o prefeito José Antonio de Campos.
Nos estabelecimentos comerciais que permitam o ingresso de pessoas também é fundamental o uso de máscara. O equipamento de proteção deve ser usado em espaços públicos, estabelecimentos que executem serviços essenciais, repartições públicas e transporte coletivo. Nos táxis e veículos utilizados por motoristas de aplicativos também continua sendo obrigatório o uso de máscaras. A medida vale enquanto perdurar o período de quarentena no estado.
Outra alteração por conta da quarentena é o fechamento por tempo indeterminado do Cemitério Municipal Santa Terezinha para visitação pública e lavagem dos túmulos, tendo em vista a necessidade de evitar aglomerações para prevenção da disseminação do coronavírus.